quarta-feira, 1 de julho de 2009

A minha terra


Hoje gostava de vos falar um pouco sobre a minha terra: Alvito.
Alvito é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo.
Alvito foi bastante importante, dado ter sido pousada real durante muito tempo. Segundo se lê na Monarquia Lusitana, Alvito nasceu no tempo de D. Afonso III, a partir da herdade de S. Roque, que o Rei doou ao seu chanceler e colaço D. Estêvão Anes, em 1225.
Contudo, o local foi indubitavelmente habitado em épocas muito mais remotas, a crer nos imenso vestígio arqueológico da região: moedas romanas, lápidas votivas, silos, ruínas de edifícios, etc. Um dos edifícios mais importantes da povoação é o seu castelo. Mandado construir por D. João II para pousada real e acabado apenas no reinado de D. Manuel, tem como principal característica o facto de ser pronunciadamente amouriscado.
Conta a lenda que o nome da povoação vem de um facto sucedido durante uma festividade. Havia nesse dia uma corrida de touros e quando os homens tratavam de os meter nos curros, um deles escapou. Desatou a correr pela povoação fora e atrás dele algumas pessoas. O animal corria furiosamente, quem sabe e para escapar à morte que adivinhava esperá-lo. Como estava um dia muito quente, pouco a pouco os perseguidores do touro foram desistindo, até que só ficaram dois, mais resistentes e corajosos, que acabaram por capturar o bicho. Levaram-no de volta à povoação, depois de terem descansado os três sob um chaparro. Quando entraram na vila com o touro preso por uma corda, levaram-no até ao meio da praça, gritando: - Alvitre, alvitre! - que quer dizer alvíssaras. Daqui, explica o povo, nasceu o nome de Alvito.

Mas deixemos a história.
Actualmente, Alvito tem vindo a crescer (ou não) e hoje o seu castelo serve de pousada onde acolhe muitas pessoas ao longo do ano.
Não vou entrar em pornmenores acerca da minha terra pois não haveria espaço para escrever tudo aquilo que penso.
Contudo, Alvito será sempre a minha terra, o meu berço e é nela que pensarei todos os dias.
Apenas deixo um conselho para o caso de alguém que queira contribuir ou contribua no seu desenvolvimento. Alvito poderia ter tudo para evoluir, para criar mais gentes e "prender" mais as pessoas à terra, dando oportunidades.

(Alguns dados retirados do site: http://www.portugalvirtual.pt/pousadas/alvito/pt/index.html)

2 comentários: